2 de Fevereiro, 2015

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) disponibiliza a partir de agora um Guia para a Mobilidade de Serviço Bancários, destinado a fornecer informação relevante ao público em geral sobre este tema.

Em Março de 2010, a comunidade bancária portuguesa, por iniciativa da Associação Portuguesa de Bancos (APB), aderiu aos “Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários", adoptados pela indústria bancária europeia reunida no seio do EBIC (Comité Europeu da Indústria Bancária)[1].

O objectivo dos Princípios é o de promover, em benefício dos clientes, a plena concorrência entre os bancos na área dos serviços de pagamento, facilitando e assegurando a prestação de apoio adequado ao cliente na transferência desses serviços entre os diferentes bancos.

Mantendo plena actualidade este propósito dos bancos, a APB considerou oportuno proceder à divulgação dos Princípios numa linguagem clara e acessível, sob a forma de um Guia - o Guia para a Mobilidade de Serviços Bancários - introduzindo ao mesmo tempo as adaptações decorrentes da migração das transferências a crédito e dos débitos directos nacionais para os modelos SEPA[2], ultimada em Agosto de 2014.

Informação adicional sobre a Mobilidade de Serviços Bancários poderá ser obtida junto de qualquer balcão dos bancos aderentes ou nos respectivos websites.

[1] O EBIC é uma organização que congrega as seguintes associações profissionais: European Banking Federation (EBF); European Savings Bank Group (ESBG); European Association of Cooperative Banks (EACB); European Mortgage Federation (EMF); European Federation of Building Societies (EFBS); European Federation of Finance House Associations (Eurofinas)/European Federation of Leasing Company Associations (Leaseurope); e a European Association of Public Banks (EAPB).
[2] SEPA (Single Euro Payments Area) - Área Única de Pagamentos em Euros.