Associação Portuguesa de Bancos
menu

Comunicados

Aqui pode aceder aos nossos comunicados, com atualizações e informações sobre atividade e iniciativas da APB.

APB à procura dos campeões nacionais da literacia financeira e digital

Cerca de 80 alunos, apurados em 40 escolas a nível nacional, vão por à prova os seus conhecimentos de literacia financeira e digital e tentar conquistar o lugar de campeões nacionais do European Money Quiz (EMQ) 2023.

A Final Nacional desta competição acontece já no dia 22 de março, no âmbito da European Money Week, às 11h e poderá ser acompanhada, em direto, através do canal de Youtube da APB.

Durante a sessão, os alunos terão que responder a 20 questões sobre temas como economia, gestão do orçamento familiar, investimento e risco, meios de pagamento ou segurança digital.

A dupla vencedora da Final Nacional ganha bilhete direto para a Final Europeia, que este ano decorre em Bruxelas, nos dias 15 e 16 de maio e que juntará os melhores dos melhores a nível europeu. As escolas que ficarem nos três lugares do pódio recebem ainda um prémio em dinheiro para investir num projeto de educação financeira.

Os 80 finalistas que vão disputar a prova nacional foram apurados nas competições intra-escolas, que decorreram no mês de fevereiro, e contaram com a participação de cerca de 3 mil alunos, do 3º ciclo, a nível nacional.

Criado pela Federação Bancária Europeia (EBF), em 2018, o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira e digital dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos. Pelo sexto ano consecutivo, a APB, que é membro da EBF, associa-se a esta iniciativa que só em Portugal já colocou mais de 11 mil alunos a jogar o quiz.

Este ano a European Money Week, que está alinhada também com a Global Money Week - promovida pela OCDE-INFE - debruça-se sobre o tema ‘Financial skills: Lighting the path to a sound financial future’. A atual incerteza económica, a aceleração da economia digital e os desenvolvimentos na área da sustentabilidade, colocam novos desafios à educação financeira. Assegurar que os cidadãos têm as competências certas para lidar com temas financeiros é, por isso, uma prioridade.

Veja também