17 de Maio, 2023

Alunos da Escola Secundária da Sobreira subiram ao pódio do European Money Quiz 2023 e arrecadaram um prémio de 1.000€ para a escola de Paredes. Francisco e José Silva estiveram em Bruxelas a representar Portugal na final europeia do Quiz.

A competir com 28 países, Francisco e José Silva, do Agrupamento de Escolas da Sobreira, em Paredes, conseguiram trazer para Portugal o 3º lugar da maior competição europeia de literacia financeira – o European Money Quiz.

Além da experiência inesquecível de terem viajado até Bruxelas e conhecido alunos de outros países, trazem na bagagem um cheque de 1.000€ - o prémio correspondente ao 3º lugar – para investir num projeto da escola.

 

O Francisco, de 13 anos, e o José, de 14, conseguiram algo inédito. Em seis anos de existência do European Money Quiz, que em Portugal é promovido pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), o nosso país nunca tinha conseguido ficar entre os melhores classificados.

Talvez a tranquilidade da dupla portuguesa tenha ajudado mas ambos demonstraram ter bom raciocínio lógico e bastante interesse pelo tema da matemática. E, como por trás de uma grande equipa, há sempre um bom treinador, importa mencionar o Professor Carlos Matias, Bibliotecário e professor da disciplina de Cidadania, que desde cedo envolveu os alunos nesta iniciativa e demonstrou muito empenho em transmitir-lhes alguns conceitos financeiros.

 

“Não foi assim tão difícil; bem, algumas eram difíceis mas nós acertámos em todas”, disse o José quando os dois alunos foram dos primeiros a terminar prova, que se realizou ontem em Bruxelas, na sede da Federação Bancária Europeia (EBF).

“Tiveram um bom treinador”, sorria Carlos Matias, orgulhoso do desempenho da sua equipa, e que gostaria que o prémio pudesse ser utilizado para renovar o mobiliário da biblioteca escola.

Durante os dois dias em que estiveram em Bruxelas, o José e o Francisco tiveram oportunidade de visitar as instalações da EBF, o Parlamento Europeu, o WikFin Lab, a Euronext e conhecer alunos de outros países e culturas. Como recordação de Portugal, para partilhar com outra equipa europeia, os alunos do distrito do Porto levaram um azulejo português e um saco de pano com alguns motivos nacionais, como o galo de Barcelos e a guitarra portuguesa.

“Foi incrível receber de volta os participantes do quiz em Bruxelas e sentir a energia destes jovens ansiosos por aprimorar as suas competências financeiras e aprender mais sobre banca digital, gestão da poupança, cibersegurança e sustentabilidade no setor bancário”, disse Wim Mijs, CEO da EBF.

Realizada online desde 2020 devido à pandemia, a final europeia voltou a ser jogada este ano, em Bruxelas, num evento que contou com a presença de 135 pessoas, entre alunos, professores e coordenadores das associações de bancos europeias. Em 2º lugar na competição ficou a Polónia e em 1º lugar a Grécia.

Criado pela EBF, em 2018, o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos. Pelo sexto ano consecutivo, a APB, que é membro da EBF, associou-se a esta iniciativa. A 6ª edição do EMQ foi jogada por 37 mil alunos, a nível europeu, e por 3 mil só em Portugal.