12 de Setembro, 2016

Está já disponível mais uma edição da inforBANCA, publicação do Instituto de Formação Bancária (IFB) que tem por objetivo reunir artigos de especialistas que possam contribuir para a discussão de temas atuais e de interesse para o sector bancário.

Nesta edição, Cristina Casalinho, presidente do IGCP, faz uma análise aprofundada ao tema da União Bancária, onde sublinha que “é indispensável a adoção de modelos decisórios e sobretudo de financiamento supra-nacionais”.

O Diretor Adjunto do Centro de Assessoria Económica e Financeira da APB, João Amaral Tomaz, faz uma reflexão crítica sobre a DMIF II e as Orientações da ESMA em termos de avaliação de conhecimentos e competências exigidos. O especialista em Direito Fiscal, Nuno Sampayo Ribeiro, escreve sobre os riscos colocados pelo cibercrime.

Também nesta edição, conte com o "Snapshot do sector bancário e empresarial em Portugal" que, com a colaboração da APB, passará a fazer parte do alinhamento regular desta revista.

A Diretora Coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Santander em Portugal, Isabel Viegas olha para o tema da diversidade de género no mundo empresarial, dando conta da política do Santander Totta nesta matéria.

Num artigo sobre a função de credor de último recurso antes e depois da criação do Mecanismo Único de Supervisão, o Secretário-Geral da associação de bancos grega e também professor de Direito Internacional Económico em Atenas, Christos Gortsos, analisa, entre outros aspetos, o papel do BCE e os potenciais conflitos de interesse que possam emergir da sua função enquanto autoridade monetária e credor de último recurso a instituições de crédito.

Estes e outros artigos da edição nº108 da inforBANCA estão disponíveis no site do Instituto de Formação Bancária. Em alternativa, consulte aqui, em pdf.

Para acessos através de dispositivos móveis basta descarregar a Aplicação no seu Tablet ou Smartphone Android ou iOS.

Pode também aceder através do link: http://inforbanca.mobi-shout.com.