9 de Dezembro, 2021

Alguma vez o seu telemóvel ficou sem rede de forma inesperada? Já recebeu alguma chamada de alguém a dizer que o seu equipamento precisa de uma reparação? Tem ao telefone alguém desconhecido que diz ser do seu banco e lhe pede códigos enviados por SMS? Pediram-lhe dados pessoais através das redes sociais?

Esteja atento! Poderá estar a ser alvo de fraude!

As tentativas de ataques informáticos são cada vez mais sofisticadas e estão sempre a evoluir. Desde fingir ser o presidente de uma empresa, o técnico de informática ou da sua operadora de telecomunicações, até tentar atraí-lo para um romance ou conseguir o controlo do seu cartão de telemóvel; os cibercriminosos desenvolvem os esquemas mais elaborados para aceder aos seus dados pessoais, pedir os dados de movimentação da sua conta e ficar com o seu dinheiro. A melhor forma de estar protegido é saber identificar e reconhecer os tipos de fraude online que existem, bem como os cuidados a adotar.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da cibersegurança, a Europol e Federação Bancária Europeia (EBF), da qual a APB é membro, lançaram a campanha Cyber Scams 2.0 a propósito dos novos tipos de fraude online que estão a ser identificados pelas autoridades:

a)       Fraude de Apoio Técnico – Alguém que o contacta indicando-lhe que tem um problema no seu computador, no seu serviço de telecomunicações ou de eletricidade e que, para o resolver, terá que instalar um programa no seu computador ou no seu telemóvel. Se fizer o que lhe dizem, a partir desse momento, os piratas informáticos terão acesso ao seu equipamento e dados pessoais, inclusivamente, à sua conta bancária.

b)      Fraude por Telemóvel - Através do roubo dos seus dados pessoais, o pirata informático consegue “apropriar-se” do cartão SIM do seu telemóvel, passando a receber chamadas e mensagens que eram destinadas a si, inclusivamente, as que permitem o acesso ao seu banco online. (vídeo)

c)       Roubo de Identidade - O anunciante apropria-se dos seus dados pessoais, geralmente através das redes sociais, para criar uma identidade falsa, e usa esta identidade para abrir uma nova conta bancária, em seu nome, e realizar transações ilícitas.

d)      Vishing – Alguém que lhe pede dados pessoais e códigos bancários, através de chamada ou SMS, fingindo ser do seu banco ou do seu prestador de serviços.

Com esta iniciativa, as autoridades e associações de bancos europeias pretendem promover a adoção de comportamentos mais informados e seguros por parte dos cidadãos, ajudando a prevenir e combater o cibercrime.

Saiba mais sobre os restantes tipos de fraude no site da APB ou em #Cyberscams.