31 de Maio, 2021

Decorreu hoje, dia 31 de maio de 2021, a Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Bancos (APB), na qual foi aprovado o Relatório e Contas relativo ao exercício de 2020 e eleitos os novos órgãos sociais para o mandato do triénio 2021-2023.

Nessa eleição, Vítor Bento foi designado, por unanimidade, Presidente da Direção.

Vítor Bento é licenciado em Economia pelo ISEG, Mestre em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, doutorado em Estudos Estratégicos pelo ISCSP e certificado em Corporate Governance pelo INSEAD.

Na atividade profissional, a posição mais recente foi de Presidente do Conselho de Administração da SIBS e é atualmente membro do Conselho Superior da Universidade Católica e Professor Catedrático convidado do ISCSP, da Universidade de Lisboa.

Após a eleição, Vítor Bento mostrou-se reconhecido pela confiança dos associados e afirmou: “Estou ciente dos múltiplos desafios com que o sector está confrontado e colocarei o meu empenho na superação desses desafios e no reconhecimento social do enorme contributo da banca para o progresso económico e o bem-estar da sociedade. Não será fácil suceder ao Engenheiro Faria de Oliveira, que liderou exemplarmente a Associação nos últimos nove anos, mas sei que posso contar, quer com toda a Direção, quer com a qualidade dos colaboradores que integram a Associação.”

Vítor Bento sucede a Fernando Faria de Oliveira que desempenhou as funções de Presidente da APB entre 2012 e 2020.

“Agradeço aos Associados da APB a confiança depositada. Foi uma honra e um privilégio ser membro da Direção da APB durante uma década difícil. O Professor Vítor Bento é a pessoa certa para liderar a Associação, num contexto que obriga a olhar o futuro com enorme visão estratégica” afirmou Faria de Oliveira.

Os Associados expressaram o seu reconhecimento e gratidão pela forma como o Presidente cessante exerceu as suas funções ao longo dos últimos nove anos que coincidiram com um período particularmente complexo e desafiante para o sistema bancário.