23 de Abril, 2024

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) participou pela 7ª vez na final da maior competição europeia de literacia financeira, que decorreu no passado dia 19, em Bruxelas.

De acordo com a informação veiculada pela EBF, Áustria, República Checa e Macedónia do Norte foram os grandes vencedores da edição de 2024 do European Money Quiz (EMQ).

A edição de 2024 do EMQ contou com a participação de cerca de 36 000 alunos de toda a europa e envolveu 2200 escolas de 26 países: Albânia, Alemanha, Áustria, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia do Norte, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Ucrânia.

Em Portugal, esta edição do EMQ registou o recorde de participações, envolvendo 5000 alunos de 60 escolas de todo o país. Os grandes vencedores nacionais, que representaram Portugal na final europeia, foram o Enzo Guimarães e o Luís Miranda da Escola de Arões Santa Cristina, no distrito de Braga.

Durante os dois dias em que estiveram em Bruxelas, os alunos tiveram oportunidade de visitar as instalações da EBF, o Parlamento Europeu, o WikFinLab, a Euronext e conhecer alunos de outros países e culturas. Para além de um representante da APB os alunos foram acompanhados pela professora Isabel Sousa que envolveu a escola nesta iniciativa por reconhecer grande importância à abordagem da literacia financeira em contexto escolar desde muito cedo.

Como referiu Wim Mijs, CEO da EBF, os jovens ao desenvolverem desde cedo as suas competências financeiras, com o apoio dos professores, estão a conquistar uma grande vantagem competitiva para a sua vida adulta.

Acrescentou ainda que a EBF e as Associações Bancárias Europeias, sentem um grande orgulho em conseguir juntar jovens, professores e especialistas numa experiência de aprendizagem divertida e com uma impressionante energia positiva em Bruxelas, ano após ano.

Criado pela Federação Bancária Europeia, em 2018 o EMQ é uma competição que pretende pôr à prova os conhecimentos de literacia financeira dos jovens europeus entre os 13 e os 15 anos. Este ano os alunos tiveram que responder a 20 perguntas alinhadas com as orientações da OCDE/INFE para o reforço das competências financeiras. Entre os temas em jogo, estiveram a gestão do orçamento, a poupança, o crédito, a banca digital, a sustentabilidade e a segurança online.

A Associação Portuguesa de Bancos, que é membro da Federação Bancária Europeia, tem participado nesta iniciativa desde a sua 1ª edição.