30 de Setembro, 2011

A edição de Outubro/Dezembro da Revista Inforbanca tem em destaque a entrevista ao Presidente da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, João da Costa Pinto. Na entrevista que concedeu, a propósito dos 100 anos do Crédito Agrícola, é peremptório quanto à maneira de vencer a crise: “Vencendo-a!”. E é com a mesma convicção que afirma que a Europa ou se refunda ou corre o risco de se desagregar, hipótese em que não acredita porque nenhum país a quer.

Destaque também para Bagão Félix, no seu artigo “A Crise Económica e a Ética”, onde salienta a necessidade de voltar à essência, discernir a utilidade da futilidade, dar valor à poupança, separar o trigo do joio no investimento, olhar para além do dia seguinte, questões fundamentais para o sector financeiro.

No actual contexto, a função compliance emergiu igualmente determinante para o sector. Daí a importância das palavras de Carlos Albuquerque, que salienta a reputação e a confiança como activos fundamentais, no caso das entidades bancárias. Destaque ainda para Carlos Traguelho que reconhece a redução de custos, em tempos difíceis, como um imperativo, mas salienta a importância de se ser criterioso.

Outros artigos em destaque: Objectivos de Negócio nos Mercados Locais, O Prazer de Trabalhar, Desafios da Transparência: Como Resolver? e A Crise da Dívida e a “Grande Recessão”.