19 de Julho, 2024

Cerca de 4.000 alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade participaram nas 189 sessões de literacia financeira realizadas no âmbito da iniciativa “No Banco da Minha Escola”, promovida pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) ao longo do último ano letivo.

Estas sessões, dinamizadas pela APB, passaram por 42 escolas, das quais 14 foram na Grande Lisboa, 14 na região Norte e as restantes 14 no Centro e no Sul do país, envolvendo 51 voluntários tanto da ABP como de 13 bancos associados.

Ao longo do ano letivo de 2023/2024, foram abordados três temas principais: gestão do orçamento familiar (com 62 sessões para 3.686 alunos); produtos e serviços bancários (com 69 sessões para 3.755 alunos) e segurança online (com 58 sessões para 2.930 alunos).

Quando devo começar a pensar em poupar? E como posso fazê-lo? Para que servem os bancos? Como funciona um crédito? Qual a diferença entre um depósito à ordem ou um depósito a prazo? Como me posso proteger na web? Estas foram algumas das questões a que os 51 voluntários de bancos e da APB deram resposta ao longo das sessões.

Esta foi a primeira edição da iniciativa “No Banco da Minha Escola”, que terá uma segunda edição no próximo ano letivo.

“No Banco da Minha Escola” segue as orientações programáticas do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira (PNFF), do qual a APB é membro.

Desde 2011, ano em que foi criado, o projeto de Educação Financeira da APB tem procurado fomentar os níveis de literacia financeira da população em geral, com particular foco nos segmentos considerados mais vulneráveis, como os jovens e os seniores.

Para mais informações, consulte o site da APB ou siga as redes sociais do Saber de Contas, o portal de literacia financeira da APB (Facebook e Instagram).