28 de Março, 2019 às 11:00:00

A APB, em parceria com a Junior Achievement Portugal, irá organizar a final nacional do European Money Quiz no dia 28 de Março, a partir das 11h00, no Auditório da Faculdade de Direito de Lisboa.

Nesta final estarão presentes cerca de 120 alunos apurados a nível nacional que irão jogar o quiz em direto e simultâneo. O quiz é jogado no telemóvel dos finalistas, através de uma aplicação disponível online - Kahoot! - e as perguntas incidem em áreas como a poupança, risco, inflação, segurança online e gestão de finanças pessoais.

Os dois alunos que obtiverem a melhor pontuação nesta prova irão representar Portugal na final europeia do European Money Quiz, que se joga em Bruxelas, no dia 7 de Maio. Os campeões do quiz a nível europeu recebem um prémio em dinheiro para a respetiva escola.

Durante o mês de fevereiro, 60 escolas de Norte a Sul do país jogaram o European Money Quiz. No total a iniciativa envolveu cerca de 3 mil alunos e 150 turmas do 3º ciclo. Em função da pontuação foram apurados dois vencedores por cada escola que irão agora estar presentes na grande final nacional.

O European Money Quiz, foi criado pela Federação Bancária Europeia (que agrega as principais associações de bancos da Europa, incluindo a APB) com o intuito de testar os conhecimentos de literacia financeira dos jovens, a nível europeu, entre os 13 e os 15 anos.

No ano passado, na sua primeira edição, o European Money Quiz foi jogado por mais de 40 mil alunos em 30 países europeus.