A simulação do funcionamento real de um banco, com o ‘Bancool’ – verdadeira réplica de uma agência bancária -, um workshop sobre poupança, um concurso de desenho para os mais novos e um quiz de avaliação da cultura financeira. Foram estas atividades desenvolvidas pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) em mais uma participação nas comemorações do Dia da Formação Financeira/Dia Mundial da Poupança, e que permitiu chegar a mais de 450 alunos, do 1º ao 12º ano.

Estas ações, realizadas com o apoio do Instituto de Formação Bancária (IFB), aconteceram no dia 2 de Novembro na Escola Secundária da Amadora.  Alunos do Curso de Técnicas e Operações Bancárias do IFB, juntamente com o Grupo de Trabalho de Educação Financeira da APB, dinamizaram o ‘Bancool’, apostando na transmissão de conhecimentos sobre o papel dos bancos na sociedade, no apoio à economia e no acesso a um vasto conjunto de meios de pagamento.

Bancool

Os alunos da Escola Secundária da Amadora puderam ainda realizar um Quiz, onde os jovens do IFB convidam os convidavam a avaliar a sua cultura financeira.

Quiz

Com estas ações, conduzidas por jovens e destinadas a jovens, pretendeu-se também ilustrar a maior ou menor complexidade dos produtos financeiros, alertar para questões de segurança e mostrar como funciona a relação entre clientes e instituições financeiras.

A APB e os bancos seus associados dinamizaram ainda um Workshop sobre poupança, dirigido a jovens do secundário, onde se procurava, nomeadamente, motivar estes jovens para começarem já a poupar.

Workshop

Para os mais novos (1º ciclo), houve ainda um concurso de desenho, onde as crianças eram desafiadas a desenhar uma nota, onde pudessem transmitir o significado que atribuíam ao dinheiro, a sua importância e o destino a dar-lhe.

Concurso Desenho

Neste evento do Plano Nacional de Formação Financeira (Banco de Portugal, CMVM e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), a que a APB se associou mais uma vez, o objetivo foi o de promover e sensibilizar para a importância de uma maior educação financeira.

Foi apresentado, também na Escola Secundária da Amadora, o segundo Caderno de Educação financeira, dirigido aos alunos do 2º ciclo, depois de, no ano passado, ter sido publicado o primeiro Caderno de Educação Financeira, para o 1º ciclo. Esta iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira conta com o empenhado apoio da APB, assim como da APS, APFIPP e ASFAC e tem também como parceiro o Ministério da Educação.

Sala de Imprensa > Eventos > Dia Mundial da Poupança > Dia Mundial da Poupança 2016 > Dia Mundial da Poupança 2016

0 de ,