- O que acontece quando os bancos vão à falência?

- Qual a diferença entre crédito e débito?

- E se preciso de um empréstimo para comprar um carro e o banco não me dá?

As perguntas podiam ter sido feitas por adultos mas a verdade é que foram colocadas por jovens alunos diretamente a quem trabalha nos bancos. A APB, com o seu Grupo de Trabalho de Educação Financeira, participou em mais um Dia Nacional da Formação Financeira. Este ano, as comemorações realizaram-se no dia 30 de Outubro, no agrupamento de escolas Fernando Pessoa, nos Olivais. As atividades desenvolvidas ajudaram a promover a literacia financeira junto de 1.300 alunos entre o 1º e o 9º ano de escolaridade.

Ao longo do dia, os alunos puderam visitar o “Bancool”, uma verdadeira réplica de uma agência bancária, e simular uma conversa ao balcão entre um cliente e um funcionário do banco. Quando questionados sobre o papel dos bancos na economia, muitos responderam que os bancos servem para “poupar dinheiro”.

A importância do conceito de poupança foi amplamente transmitida aos alunos nas várias sessões do workshop sobre a poupança, promovidas pelo Grupo de Trabalho de Educação Financeira da APB. Os alunos aprenderam a fazer contas à mesada e a saber que quando se pede dinheiro emprestado é preciso conseguir devolver.

Já os mais pequenos puderam dar largas à imaginação e desenhar notas de euro para comprar ou fazer o que entendessem. A maioria das crianças fez notas para comprar uma casa, um carro ou até um teletransporte mas também houve quem se lembrasse que a nota de euro podia servir para ajudar os mais pobres, os pais ou até ir para o mealheiro.

Veja aqui como foi o Dia da Formação Financeira!

 

Nesta iniciativa, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, foi anunciado ainda que a Literacia Financeira vai integrar o programa curricular de todas as escolas a partir do próximo ano. Uma boa noticia para aqueles que defendem a promoção de uma maior educação financeira para todos!

Sala de Imprensa > Eventos > Dia Mundial da Poupança > Dia Mundial da Poupança

0 de ,