4 de Dezembro, 2013

Principais instituições financeiras portuguesas promovem debate sobre a importância dos pagamentos electrónicos através da apresentação do estudo sobre sistemas de pagamento do Prof. David Evans – reputado especialista internacional.

Realizou-se hoje no Tivoli Conference Center, em Lisboa, a conferência promovida pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) sobre o Sistema de Pagamentos, com o propósito de fomentar o debate sobre a importância dos pagamentos electrónicos. O convidado de honra foi o Prof. David Evans, da University of Chicago Law School, que apresentou o estudo The Economics and the Regulation of Portuguese Retail Payments System.

Uma das finalidades deste encontro foi disponibilizar mais informação e conhecimento sobre o funcionamento e as características do sistema de pagamentos português,  que é reconhecido internacionalmente como um dos mais inovadores, completos e eficazes do mundo e que constitui um exemplo da capacidade de realização dos portugueses.

De acordo com Vítor Bento, que preside ao Grupo de Trabalho da APB especializado neste tema e que conta com representantes das principais instituições financeiras do país, “Esta iniciativa, protagonizada pelas principais instituições financeiras portuguesas, visa estudar, analisar, debater e dar voz a um tema que até aqui tem sido subvalorizado. O Sistema de Pagamentos Português é cada vez mais relevante na sociedade de consumo e é muito importante que seja analisado e defendido”.

O encontro contou ainda com as presenças do Administrador do Banco de Portugal, Silveira Godinho, do Presidente da APB, Fernando Faria de Oliveira, de representantes dos principais sistemas de cartões que operam em Portugal (MULTIBANCO, MasterCard e Visa) e de um especialista em pagamentos da consultora McKinsey. A sessão de encerramento deste encontro foi feita pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio.


Programa da Conferência

Estudo - A Economia e Regulação do Sistema de Pagamentos Português

Fotos - Conferência ver»

Comunicações: