29 de Novembro, 2019

Um cartão virtual para fazer compras e pagamentos exclusivamente nas redes sociais. Esta foi a solução inovadora encontrada por um grupo de jovens universitários que venceu o primeiro prémio do “Innovation Challenge” 2019 da APB, organizado em parceria com a Junior Achievement Portugal.

Durante oito horas, 50 alunos vindos de diversas universidades da região de Lisboa, tiveram que criar projetos inovadores para responder ao desafio colocado pela APB: “Imaginem que pertencem ao departamento de marketing do banco Geração Z e que têm que criar um produto ou serviço financeiro inovador, indispensável para os mais jovens e capaz de atrair este segmento de mercado”.

Muitas foram as soluções apresentadas pelas nove equipas em competição. Desde plataformas de crowdfunding viradas para a sustentabilidade, passando por aplicações de promoção da literacia financeira, agregadores de informação para os mais jovens até aos cartões virtuais amigos do ambiente.

Entre os nove projetos apresentados, houve três que se destacaram e conseguiram um lugar no pódio. Para Ana, Cornel, Diogo e João o que falta no mercado é um cartão digital, para os mais jovens, que facilite os pagamentos nas redes sociais com segurança. “Não queremos que seja o Facebook a processar os nossos pagamentos e a ficar com os nossos dados. Queremos que seja o banco a fazê-lo” argumentam os vencedores do Innovation Challenge 2019 que obtiveram o primeiro lugar com o projeto “Swipecard”.

 Em segundo lugar ficou o “Trivago da Banca”, uma aplicação que permite comparar os custos de um crédito nos vários bancos e escolher aquele que é mais vantajoso de acordo com os critérios que o próprio utilizador define. “Um facelift da banca” explicou Inês Ramalho, do IPAM, que acredita que com esta app “a banca deixará de ser assustadora e complicada, indo diretamente aos jovens”. 

O terceiro lugar foi para a aplicação “Eazyway”, um agregador de informação especificamente desenhado para os mais jovens que lhes permite ter acesso a um gráfico no telemóvel com todas as despesas mensais, criar limites para essas despesas, fazer um mealheiro e ainda receber notificações quando se excede o valor orçamentado. “As aplicações deste género que alguns bancos já oferecem são demasiado complicadas” afirma António da Silva, da University College. “Eu quero abrir o telefone e ver logo este gráfico para saber quanto estou a gastar, não quero ter que andar à procura da informação”.

O “Innovation Challenge” 2019 decorreu no passado dia 21 de Novembro, no Centro Ismaili, em Lisboa e teve como elementos do júri o secretário-geral da APB e os diretores das áreas de banca digital e marketing da Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola e Millennium Bcp. A iniciativa contou ainda com o apoio dos voluntários do Grupo de Trabalho de Educação Financeira da APB.

Veja aqui como foi o Innovation Challenge APB 2019