11 de Dezembro, 2017

Em período de férias recorremos com maior frequência à Internet para, por exemplo, efetuar compras online, reservar viagens ou hotéis. Por isso, é muito importante saber identificar os perigos existentes e procurar garantir a segurança do seu computador, da informação nele contida e dos seus dados pessoais.

Cuidados com acesso a sites e navegação na internet:

  • Nunca aceda a sites, através de links, com informação pessoal, confidencial ou sensível, ou que permita realizar operações bancárias. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva barra;
  • Não utilize códigos de acesso/passwords óbvios (12345, 111111, data de nascimento, etc.) para o acesso a sites bancários. Periodicamente, deverá alterar os seus códigos;
  • Os Códigos de Acesso/Passwords são Pessoais e Intransmissíveis, pelo que nunca deverão ser fornecidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo, a outro(s) titular(es) da(s) conta(s);
  • Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra um cadeado;
  • Contacte o seu banco caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem comunicação prévia;
  • Estabeleça limites e crie regras de utilização da Internet. Por exemplo, implemente restrições de acesso para impedir os mais novos de instalar ou de executar programas que não sejam do seu conhecimento;
  • Evite clicar em links ou fazer download de aplicativos de fontes desconhecidas.

 

Cuidados com mensagens de correio eletrónico, SMS’s e outras formas de contacto:

  • Suspeite de qualquer e-mail, chamada telefónica ou SMS, que peça uma “ação imediata” ou crie um sentido de urgência ou risco grave. Em caso de dúvida contacte o seu banco;
  • Suspeite de e-mails supostamente do seu Banco mas que inicia o seu texto com cumprimentos como “Querido Cliente” ou qualquer outra saudação diferente das que o seu banco habitualmente utiliza nas suas comunicações;
  • Suspeite dos erros gramaticais ou de escrita nas mensagens que recebe através de qualquer canal habitual de comunicação;
  • Posicione o cursor do rato sobre links de mensagens de e-mail suspeitas. Isso mostrará o verdadeiro endereço para onde será direcionado. Se o destino do link for diferente do escrito na mensagem ou conter um nome ou código de país diferente da entidade emissora, pode ser uma indicação de fraude;
  • Não clique nos links de mensagens ou SMS’s suspeitos. Em caso de dúvida, poderá copiar o endereço do link (URL) da mensagem recebida e fazer uma busca num motor de pesquisa. O endereço do link pode já ter sido identificado como sendo fraudulento/malicioso;
  • Suspeite de anexos em mensagens de correio eletrónico de origem suspeita ou desconhecida. Abra apenas anexos que estiver à espera de receber;
  • Se receber um e-mail suspeito de um amigo ou colega, confirme, ligando-lhe para o número de telefone que tem e nunca para o número que seja identificado na mensagem;
  • Esteja alerta para mensagens de correio eletrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes, estas ofertas podem ter o objetivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos;
  • Os Bancos nunca solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por contacto telefónico, mensagens de correio eletrónico ou por SMS. Se receber uma mensagem/contacto nesse sentido, não forneça qualquer informação e entre de imediato em contacto com o seu banco, através da respectiva linha de apoio telefónico;
  • Evite ainda fazer clique em mensagens, imagens ou conteúdos publicitários de aspecto ou origem duvidosa.

 

Cuidados com o seu equipamento (PC, telemóvel ou tablet):

  • Instale apenas as aplicações disponibilizadas pelos fornecedores confiáveis (Apple App Store/iTunes, Google Play™, Windows® Phone Store, BlackBerry® World, Nokia Store). Confirme sempre quais são os níveis de permissão que são pedidos;
  • Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não atualizar o antivírus é quase o mesmo que o não ter;
  • Utilize também uma “firewall” no seu computador. Trata-se de um programa que lhe possibilita filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador, tornando mais difícil o contágio por software malicioso;
  • Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas. Este aspecto é particularmente relevante para actualizações do navegador que usa para aceder à Internet (Google Chrome, Safari, Firefox, Internet Explorer, Opera, etc) e do sistema operativo do seu computador (Windows, iOS, Google Chrome OS, etc);
  • Dificulte o acesso indevido ao seu smartphone e proteja-o com uma password de acesso. Estes equipamentos podem ser facilmente perdidos ou roubados;
  • Aceda apenas a Redes Wi-Fi conhecidas;
  • Sugerimos ainda que ensine os mais novos que nem tudo deve ser partilhado na internet e nas redes sociais e que a utilização dos computadores/smartphones deve ser efetuada de forma responsável.

 

Situações de ataque informático, “phishing”, “malware” e outros tipos de fraude são cada vez mais comuns e apresentam-se de formas dissimuladas, utilizando nomes de pessoas confiáveis ou a marca de uma entidade fidedigna por forma a credibilizar a fraude, por exemplo:

  • Mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pelos bancos, EDP, CTT, Autoridade Tributária ou outras entidades, que podem encaminhar um utilizador para páginas da internet com a mesma aparência e funcionalidades das entidades em causa, “convidando-o” a fazer o download de um ficheiro/ documento ou a clicar em links contidos nessas mensagens, e, sem que se aperceba, é feita a instalação de um software malicioso;
  • Contactos de pretensos funcionários da “Microsoft”, a informar que foram detectadas anomalias no seu computador e/ou que a licença do software foi cancelada. Solicitando o acesso remoto ao seu computador, sobre o qual podem copiar ficheiros pessoais e instalar programas maliciosos sem que se aperceba;
  • Pedido de dados de cartões de crédito ou de dados do seu telemóvel (número e/ou sistema operativo) no acesso ao homebanking, através de páginas falsas com uma aparência idêntica às do site autêntico que o utilizador costuma visitar.
  • Pedidos de introdução de todos os dados do cartão matriz numa página de internet ou app, algo que nenhum banco, em circunstância alguma fará.
  • Pedido de fornecimento de códigos de autorização de operações enviados por SMS, sem indicação explícita da operação a que dizem respeito ou em que os dados da operação contidos no SMS não correspondem à operação mencionada no site ou aplicação.
  • Noutras situações é ainda pedido que descarregue uma suposta aplicação ou ficheiro de reforço de segurança no seu PC ou telemóvel, algo que deve ser sempre encarado com suspeita e prudência.

Como é natural, todas estas situações são tentativas de fraude, pelo que é fundamental estar atento e não seguir nenhuma das instruções dadas neste contexto. Em caso de dúvida entre em contacto com o seu banco através das suas linhas de apoio, sites oficiais e outras informações disponibilizadas em canais autorizados.

Neste Natal, não dê a sua conta bacária de presente. Proteja-se dos ataques informáticos!

Tenha um Natal Muito Feliz e um Excelente Ano de 2018!