26 de Outubro, 2016

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) e o Instituto de Formação Bancária (IFB) voltam este ano a participar nas comemorações do Dia da Formação Financeira/Dia Mundial da Poupança, que acontecem a 2 de Novembro, e em que uma das principais iniciativas será o “Bancool”, uma verdadeira réplica de uma agência bancária.

Esta ação contará com a participação dos alunos do Curso de Técnicas e Operações Bancárias do IFB, parte integrante da APB, que, juntamente com os alunos da Escola Secundária da Amadora vão demonstrar o real funcionamento de um banco.

No “Bancool” os alunos do IFB irão, neste dia, desempenhar o papel de bancários, apresentando os vários produtos financeiros que os bancos disponibilizam para a gestão do dia-a-dia de um particular e dando conselhos para a realização, em segurança, de compras e operações bancárias online e utilização de cartões, em conjunto com os bancos associados da APB.

Neste espaço será possível abrir uma conta à ordem e obter um cartão de débito com o nome do titular e, para tornar mais dinâmica a partilha de conhecimento, haverá ainda um quiz onde os jovens do IFB convidam os alunos visitantes a avaliar a sua cultura financeira.
Com estas ações, conduzidas por jovens e destinadas a jovens, pretende-se também ilustrar a maior ou menor complexidade dos produtos financeiros, alertar para questões de segurança e mostrar como funciona a relação entre clientes e instituições financeiras.

A APB, o IFB e os bancos seus associados irão ainda dinamizar um workshop sobre poupança, dirigido a jovens do secundário. Para os mais novos (1º ciclo), haverá ainda um concurso de desenho.

Neste evento do Plano Nacional de Formação Financeira, a que a APB se associa mais uma vez, o objetivo será promover e sensibilizar para a importância de uma maior educação financeira.