19 de Outubro, 2012

A APB enquanto entidade representante do sector bancário participa nas comemorações do Dia Mundial da Poupança – dedicadas este ano à Formação Financeira e organizadas pelo PNFF – que terão lugar no dia 31 de Outubro, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa, entre as 9 e as 18 horas.

Programa-Resumo

O Dia da Formação Financeira é uma ocasião em que as entidades parceiras do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) se juntam para sensibilizar a população para a importância da literacia financeira. A data escolhida para a realização do evento coincide com o Dia Mundial da Poupança, que se assinala a 31 de Outubro.

A APB como entidade representante do sector bancário no PNFF vai participar nesta iniciativa, em Lisboa, com um espaço e animação próprios, onde com base no Projecto "Boas Práticas, Boas Contas", que faz parte da estratégia do sector para a Educação Financeira, promoverá um conjunto de actividades dedicadas aos temas da literacia financeira.

O PNFF foi desenvolvido no âmbito do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, e é dinamizado pelos três supervisores financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal – contando com a colaboração de ministérios, associações do sector financeiro, associações de consumidores, centrais sindicais e universidades.

O Dia da Formação Financeira será comemorado em Lisboa e no Porto. Em Lisboa, as actividades concentram-se no Pátio da Galé. No Porto, decorrem na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Museu do Papel Moeda) e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Mais informação: www.todoscontam.pt

Espaço APB – Boas Práticas, Boas Contas
Dois actores do Teatro Independente de Oeiras interpretarão pequenos diálogos com situações exemplificativas da realidade financeira das famílias portuguesas no âmbito da Poupança e da Gestão do Orçamento Familiar. Esta abordagem é feita num cenário real de uma casa portuguesa, que permite ao público ter acesso a “casos reais” do quotidiano desta família.. Nesta dinâmica interactiva prevê-se ainda um convite aos participantes para partilharem ideias de poupança e a participar num rastreio financeiro.
Todos os visitantes serão convidados a escreveram as suas ideias de poupança num post-it que afixam num espaço próprio, criando assim um mural de ideias de poupança, na parede. Haverá uma surpresa para as melhores ideias.
Haverá ainda um quizz - touch screen -  com questões e respostas sobre os serviços e produtos da banca, que permitirá aos visitantes “medir” a sua cultura financeira.

No palco principal
O mágico Mário Daniel, entre as 16 e 16h30, apresenta um espectáculo de 30 minutos, personalizado ao evento e intercalado por fortes sensações visuais. Durante a performance, algumas das ilusões apresentadas terão por base o tema “Poupança” e serão utilizadas notas e moedas nos efeitos.
Trata-se de um espectáculo One Man Show que permite grande interacção com o público.
O mágico Mário Daniel estará presente no stand da APB logo a seguir ao espectáculo.

Estratégia do Sector para a Educação Financeira

De salientar que a APB apresentou publicamente a estratégia sectorial para a educação financeira no início deste ano, onde propõe o desenvolvimento de programas de literacia financeira, comuns a toda a banca, organizados por áreas de actuação e cobrindo a totalidade do território nacional. O objectivo é promover uma maior cultura financeira de que resulte uma melhor utilização dos produtos e serviços financeiros e conduza a um relacionamento mais transparente entre a Banca e Sociedade.

O principal objectivo da APB foi delinear uma estratégia comum de actuação do sector, integrada e coordenada a nível de acções e objectivos, e alinhá-la também com a estratégia nacional do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.
Neste âmbito, a APB propõe o desenvolvimento de programas de literacia financeira, comuns a toda a banca, organizados por áreas de actuação e cobrindo a totalidade do território nacional. Todos os grupos etários e sócio-económicos serão abrangidos: crianças, jovens, universitários, famílias, seniors, população vulnerável, professores, empresários e associações empresariais.

Um aspecto importante desta estratégia tem sido o lançamento de acções formativas de média e curta duração dedicadas essencialmente a jornalistas e, em parceria com a Direcção Geral do Consumidor, aos profissionais que dão apoio aos CIACs - Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor.

Participam neste projecto da APB/IFB as seguintes instituições financeiras:

Banco BIC Português; Banco BPI; Banco BIG – Banco de Investimento Global; Banco Popular Portugal; Banco Santander Totta; BANIF – Banco Internacional do Funchal; Barclays Bank; BES – Banco Espirito Santo; CCCAM – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo; CGD – Caixa Geral de Depósitos e Millennium BCP.

Gabinete de Comunicação e Imagem da APB

Lisboa, 19 de Outubro de 2012