24 de Outubro, 2017

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros dinamiza, entre 30 de outubro e 3 de novembro, a Semana da Formação Financeira 2017, sob o lema “Na formação financeira Todos Contam”. Esta é uma iniciativa enquadrada no Plano Nacional de Formação Financeira que visa sensibilizar a população para a importância da formação financeira.

As comemorações decorrem em vários pontos do País e são dirigidas a jovens em idade escolar, gestores de micro, pequenas e médias empresas, jogadores de futebol e à população em geral.

A Semana da Formação Financeira 2017 vem alargar a uma semana as celebrações que, desde 2012, o Plano tem assinalado num dia, o Dia Mundial da Poupança (31 de outubro).

“Feira financeira” em Lisboa e iniciativas por escolas de todo o País

No dia 30 de outubro, os supervisores financeiros e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira vão promover, na Escola EB 2,3 Fernando de Pessoa, em Lisboa, uma “feira financeira”, com oficinas de formação temáticas para alunos de todas as idades. Nesta escola, terá também lugar uma sessão solene na qual serão anunciados os vencedores da 6.ª edição do Concurso Todos Contam, que distingue, anualmente, os melhores projetos de educação financeira nas escolas. Estas iniciativas decorrem entre as 9h00 e as 17h00.

Por todo o País, as escolas da rede Todos Contam vão realizar atividades para assinalar a Semana da Formação Financeira. As escolas parceiras da Semana da Formação Financeira podem ser consultadas no site Todos Contam, o portal do Plano Nacional de Formação Financeira.

Viseu acolhe iniciativa para empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas

No dia 31 de outubro, os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal vão dinamizar, em Viseu, uma conferência e workshops temáticos para empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas. Estas iniciativas decorrerão na Associação Empresarial da Região de Viseu, a partir das 10h00, e contarão com a presença, entre outras personalidades, do presidente do IAPMEI, Jorge Marques dos Santos, do administrador do Turismo de Portugal Carlos Abade, dos membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e do presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, Carlos Marta Gonçalves.

Jogadores de futebol reúnem-se no Porto

Também a 31 de outubro, os supervisores financeiros e o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol vão desenvolver um conjunto de ações de sensibilização sobre a importância de uma gestão financeira adequada na carreira do jogador de futebol. Estas iniciativas terão lugar na Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, a partir das 14h30.

Iniciativas para a população de 11 municípios do Norte

Nos dias 2 e 3 de novembro, as autarquias locais da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vão realizar diversas iniciativas e campanhas de sensibilização da população para a importância da formação financeira, incluindo conferências e workshops e a divulgação de conteúdos na imprensa e rádios locais. Estas iniciativas terão lugar nos 11 municípios da CIM: no dia 2, em Lousada, Baião, Paços de Ferreira, Celorico de Basto e Felgueiras; no dia 3, em Marco de Canaveses, Amarante, Castelo de Paiva, Cinfães, Penafiel e Paços de Ferreira.

O Plano Nacional de Formação Financeira

Lançado em 2011 pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), o Plano Nacional de Formação Financeira visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados.

O Plano Nacional de Formação Financeira assume uma visão agregadora dos projetos de formação financeira, contando com uma rede alargada de parceiros, que inclui ministérios, associações do setor financeiro, associações de consumidores, associações empresariais, sindicatos e universidades. Adotou, por isso, a marca “Todos Contam”.

A marca “Todos Contam” dá também nome ao portal do Plano Nacional de Formação Financeira, que divulga as atividades do Plano e temas de formação financeira com conteúdos e ferramentas de apoio à gestão das finanças pessoais e materiais didáticos destinados a diferentes públicos. Está também associada ao portal de e-learning do Plano, desenvolvido para apoiar a formação de formadores e do público em geral.