15 de Março, 2016

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) vai lançar um novo programa de Educação Financeira, destinado às PME, em especial às microempresas. Com a aposta neste novo segmento pretende-se contribuir para o reforço dos conhecimentos, nomeadamente de microempresas e empreendedores, sobre questões como o financiamento do negócio ou os cuidados a ter para evitar o sobreendividamento.

“A Associação Portuguesa de Bancos vai, nos próximos anos, dedicar particular atenção, no seu Programa para Educação Financeira, ao segmento das microempresas e empreendedorismo, pela importância que assumem na economia portuguesa”, disse hoje o presidente da APB.

“Para aqueles que ambicionam desenvolver uma atividade da sua própria iniciativa e que precisam de saber o que devem fazer para a poder concretizar, nomeadamente em termos de obtenção de meios de financiamento, é indispensável ter conhecimentos mínimos financeiros e meios de aconselhamento”, lembrou Fernando Faria de Oliveira.

O arranque deste novo projeto irá passar por um projeto-piloto de ações de sensibilização para microempresários, que irão decorrer nos distritos do Porto, Coimbra, Lisboa, Santarém e Évora. Cerca de 100 empresas deverão ser abrangidas nesta primeira etapa.

O objetivo destas primeiras ações – a realizar pelo Instituto de Formação Bancária – é perceber, através deste percurso pelo País, a recetividade das empresas e as necessidades identificadas pelas mesmas em termos de Educação Financeira e, assim, ajustar o formato final das sessões que depois se seguirão.

O anúncio deste novo projeto de Educação Financeira foi feito hoje durante as iniciativas da European Money Week 2016 – que decorrem entre 14 e 18 de Março -
que se realizaram este ano na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

Entre as atividades desenvolvidas esteve uma sessão de Educação Financeira para estudantes finalistas da ESHTE que, enquanto potenciais futuros empreendedores, constituem a ligação perfeita entre os dois públicos-alvo eleitos pela Federação Bancária Europeia para a EMW 2016: as crianças e jovens e os empreendedores.

Para mais informações:
Gabinete de Comunicação e Imagem da APB