O Boletim Informativo tem periodicidade anual e é um documento que reúne um conjunto de análises e comentários à atividade agregada desenvolvida em cada exercício pelas instituições financeiras que integram o conjunto de Associados da APB. O seu carácter é essencialmente analítico e tem por objetivo esclarecer os seus utilizadores quanto à evolução da atividade bancária daquelas instituições.


Para efeitos de análise, o Boletim Informativo recorre ao agregado de informação (financeira e não financeira) relativa à atividade desenvolvida em Portugal e via sucursais no estrangeiro por cada uma das instituições financeiras (bancos, caixas económicas e caixas crédito agrícola mútuo) que compõem a APB. Este agregado é obtido por somatório das demonstrações financeiras individuais e de outros indicadores de gestão de cada uma. Pontualmente, as análises têm ainda em conta um agregado de informação a nível consolidado, em particular no que respeita à atividade internacional dos Associados que têm presença geográfica no estrangeiro.


Por último, o Boletim Informativo tem por referência privilegiada a atividade desenvolvida pelas instituições financeiras associadas no ano a que se reporta, embora não se descure o seu enquadramento temporal.