O Boletim de Economia e Mercados Financeiros é uma publicação da APB, de caráter trimestral, a cargo do Centro de Assessoria Económica e Financeira. Tem como propósito apresentar os desenvolvimentos recentes nas matérias de economia e de mercados financeiros, com foco na evolução do trimestre a que se refere.

No que se refere à realidade económica, é desenvolvida uma análise de conjuntura a nível internacional, e um posterior maior foco na economia portuguesa. Adicionalmente, é contemplada a atuação dos principais bancos centrais a nível mundial, no período em análise, com particular ênfase na política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e da Reserva Federal dos EUA (Fed).

Em matéria de mercados financeiros, são analisadas as principais classes de ativos dos mercados globais, com especial atenção à realidade europeia. Dentro desta, a evolução do mercado português é acompanhada com maior pormenor, sempre que possível pela perspetiva do sector bancário nacional. É ainda monitorizada a evolução das taxas de juro de referência, e acompanhadas as novas ofertas de capital no contexto europeu, quer através de IPOs, quer por intermédio de aumentos de capital.

Todos os trimestres será partilhado um olhar sobre os principais acontecimentos que marcaram o clima financeiro internacional e a evolução do enquadramento em que se insere a atividade do sector bancário, com uma análise económico-financeira feita sob a forma de comentários pontuais sobre as matérias mais relevantes.