Os ataques de 'Phishing' têm por objetivo a obtenção não autorizada de informação de carácter privado e/ou confidencial que pode que poderá ser utilizado futuramente para fins ilícitos por terceiros. Em causa pode estar a tentativa de acesso fraudulento a elementos como dados relativos a contas bancárias, passwords, números de cartões de crédito, entre muitos outros, através, nomeadamente, de SMS ou e-mail.

Cuidados com mensagens de correio eletrónico, SMS e outras formas de contacto:

Nunca forneça a terceiros dados sensíveis, como os seus códigos ou outra informação que permita o acesso às suas contas bancárias online;
Suspeite de qualquer e-mail, chamada telefónica ou SMS, que solicite uma ação imediata, que crie um sentido de urgência ou alegue a existência de um qualquer risco grave. Em caso de dúvida contacte o seu banco;
Os bancos nunca solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por contacto telefónico, mensagens de correio eletrónico ou por SMS. Se receber uma mensagem/contacto nesse sentido, não forneça qualquer informação e entre de imediato em contacto com o seu banco;
Desconfie de e-mails alegadamente do seu banco em que o registo ou linguagem é distinto do habitual nas suas comunicações;
• Posicione o cursor do rato sobre links de mensagens de e-mail suspeitas. Isso mostrará o verdadeiro endereço para onde será direcionado se o selecionar. Se o destino do link for diferente do escrito na mensagem ou contiver um nome ou código de país diferente da entidade emissora, esse pode ser um indício de fraude;
Não clique nos links de mensagens ou SMS suspeitos. Em caso de dúvida, poderá copiar o endereço do link (URL) da mensagem recebida e fazer uma pesquisa num motor de pesquisa. O endereço do link pode já ter sido identificado como sendo fraudulento/malicioso;
Tenha especial cuidado antes de abrir anexos em mensagens de e-mail de origem suspeita ou desconhecida. Abra apenas anexos que esteja à espera de receber;
• Ainda assim, mesmo que o e-mail tenha como remetente alguém que conhece, tome em atenção que tal não significa que tenha sido o próprio, efetivamente, a enviá-lo. O computador do remetente pode ter sido comprometido por um malware (software malicioso), o que resulta no envio de e-mails para todos os seus contactos. Se receber um e-mail suspeito de um amigo ou colega, confirme, ligando-lhe para o número de telefone que tem na agenda e nunca para o número que possa estar identificado na mensagem;
Esteja alerta para mensagens de correio eletrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes. Estas ofertas podem ter como objetivo aceder a contas bancárias suas para fins ilícitos;
• Evite ainda clicar em mensagens, imagens ou conteúdos publicitários de aspeto ou origem duvidosa;
Proteja o melhor possível os seus equipamentos, nomeadamente através de programas antivírus, devidamente atualizados, de firewalls e da atualização regular do sistema operativo e browsers de acesso à Internet que tenha instalados.